quarta-feira, 3 de junho de 2015

Agricultura: Mapa Conceitual



Agricultura
Conceitos básicos
5. Agricultura nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos:
a) Países Desenvolvidos: a agropecuária diminuiu sua participação no PIB, é altamente mecanizada e tem técnicas modernas de plantio e colheita.
b) Países Subdesenvolvidos porém industrializados: pseudomodernização no campo aumentou problemas sociais e êxodo rural.
d) Países Subdesenvolvidos não-industrializados: vivem basicamente da agricultura para exportação.
Para saber mais:

6.Principais produtos agropecuários e seus maiores produtores:
a) Cana-de-açúcar: Brasil, Índia e China;
b) Trigo: China, Índia e EUA;
c) Arroz: China, Índia e Indonésia;
d) Soja: EU, Brasil e Argentina;
e) Laranja: Brasil, EUA e México;
f) Bovinos: Brasil, Índia e China;
g) Suínos: China, EUA e Brasil;
h) Ovinos: China, Austrália e Índia.

7.Sistemas Agrários: são as diferentes formas de praticar a agricultura, têm três fatores básicoa – o capital (quem define o sistema agrícola), a terra (local e tamanho da propriedade) e trabalho (se é qualificado ou não). Os principais sistemas agrários:
a) Agricultura itinerante: pratica por famílias pobres, tem mão-de-obra familiar desqualificada, técnicas arcaicas que muda de local quando se perde a produtividade. Principais áreas- América Latina, países africanos, Sul e Sudeste Asiático.
b) Agricultura de Jardinagem: tem escassez de espaço, numerosa mão-de-obra, elevada produtividade, utilização de adubo e irrigação. Principal área - Ásia
c) Agricultura Moderna: utiliza sementes selecionadas, pequena mão-de-obra, uso intensivo de máquinas, técnicas modernas e caráter empresarial. Principais áreas – EUA, Europa Ocidental, Canadá, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Rússia, Brasil e Argentina.
d) Plantation: compreendem a utilização de latifúndio (grande propriedade rural), a monocultura (cultivo de um só produto) e mão-de-obra barata e desqualificada com o objetivo da exportação. Principais áreas: África, América e Ásia.
Para saber mais:


segunda-feira, 1 de junho de 2015

Agricultura
Conceitos básicos

  1. Agricultura e Indústria:
    1. Agroindústria – transforma produtos agropecuários em produtos industrializados (laticínios, óleo vegetal...).
    2. Indústria para a Agricultura - fornece bens de produção para a agricultura (fertilizantes, máquinas, equipamentos...).
      Para saber mais:

  1. Mudanças da agricultura:
    1. Mudanças técnicas – grande utilização de energia, água e agrotóxicos, industrialização do processo agrícola, aplicação de adubos químicos e intensificação das pesquisas.
    2. Submissão ao grande capital – interferência das grandes empresas e das transnacionais na comercialização e industrialização de produtos agropecuários.
    3. Aumento da produção e de produtores especializados.
    4. Aperfeiçoamento dos mecanismos.
    5. Mudanças na relação de trabalho com especialização nas funções agroindústrias, aumento do trabalho assalariado e diarista.
      Para saber mais:

  1. Novas tecnologias agropecuárias:
    Com as modificações tecnológicas ocorridas na agropecuária, é, cada vez mais, necessária o aumentos de investimentos de capital, tecnologia e conhecimentos científicos. A partir da década de 1970 observa-se um aumento de :
    1. biotecnologia;
    2. engenharia genética;
    3. zootecnia;
    4. transgênicos – espécies animais e vegetais com modificações genéticas para aumentar a produtividade agropecuária.
      Disso vai originar a bioindústria.
      Para saber mais:


sexta-feira, 29 de maio de 2015

   Agricultura

Conceitos básicos:

  1. Tipos de Agricultura:
    1. Agricultura Arcaica: agricultura de subsistência de baixa produtividade, de pouca técnica, recursos e intrumentos rudimentares.
      Para saber mais:
      www.cepea.esalq.usp.br/especialagro/EspecialAgroCepea_9.doc
    2. Agricultura Moderna: produto da Revoluão Industrial, caracteriza-se pelo aperfeiçoamento dos instrumentos agrícolas (arados de aço, adubos e corretivos de solo) causando um aumento da produção agrícola – RevoluçãoVerde.
      Para saber mais:

    1. Agricultura Contemporânea: fase mais evoluída, tem elevado grau de integração com a indústria, capitais e a ciência, pouca mão-de-obra assalariada.
      Para saber mais:


Obs.: Após a leitura do texto é importante observar como aparecem as questões, para tanto, estarei publicando, nos próximos dias, uma seleção de questões para auxilia a todos os interessados.

Você pode dar qualquer sugestão pelo e-mail: p_eggler@hotmail.com